• hero
  • O arroz
  • A Lezíria
  • As marcas
  • As receitas
  • Contatos

logo

Produzimos o genuíno e saboroso Arroz de Portugal. Puro, como a Natureza o criou.

O nosso arroz

Único em Portugal.
E no mundo.

  • Imagem do botão: Origem
    Origem
  • Imagem do botão:
    Know-how
  • Imagem do botão:
    Gamas e Tipos
  • Imagem do botão:
    Agricultura

A Origem

Imagem do projecto: NossoArroz-Origem.jpg

A história da Orivárzea começa em 1997, quando um grupo de 10 dos mais importantes orizicultores da Lezíria Ribatejana decide dar as mãos e juntar as forças para produzir e comercializar um arroz de excelência com qualidades únicas, e fazê-lo chegar ao consumidor final a preço justo. A qualidade do Arroz Carolino produzido pela Orivárzea na Lezíria Ribatejana é de tal forma distintiva, que para além do mercado nacional o produto é hoje exportado para os mercados mais exigentes da Europa e até para a própria China, e empresas de referência no mercado da alimentação infantil, confiam na qualidade do arroz Orivárzea como matéria-prima selecionada para a rigorosa preparação dos seus produtos.

Know-how

Imagem do projecto: NossoArroz-KnowHow.jpg

Herdeiros de mais de um século de história e tradição agrícola dedicado exclusivamente ao cultivo de arroz na região, os orizicultores que compõem a Orivárzea são os descendentes de gerações de agricultores que aprenderam com a experiência a fazer crescer na Lezíria Ribatejana o melhor arroz de Portugal. Da semente à prateleira, a Orivárzea determina as variedades, a calendarização das sementeiras, as operações da cultura bem como, as datas da ceifa. Também os processos de secagem e conservação são escrupulosamente controlados pela equipa Orivárzea, que mantém uma rastreabilidade escrupulosa do percurso de cada grão de arroz comercializado.

Gamas e Tipos

Imagem do projecto: NossoArroz.GamaTipos.jpg

Sendo o maior produtor nacional do arroz Carolino, o mais tradicional de Portugal, é natural que este seja o mais conhecido dos produtos comercializados pelas várias marcas da Orivárzea. No entanto, tipos como o Agulha e o Aromático têm também um público fiel, assim como produtos mais específicos como o arroz destinado a receitas de Risotto ou de Sushi. Ariete, Sprint, Sfera, Ulisse ou Giano, são algumas das variedades originais que foram introduzidas em Portugal e adaptadas ao nosso clima e aos solos da Lezíria Ribatejana, para produzir um arroz que se destaca entre os melhores de todo o mundo.

Agricultura

Imagem do projecto: NossoArroz-Agricultura.jpg

O arroz é um cereal que cresce em zonas de aluvião o que levou, através da história da agricultura, ao desenvolvimento de uma série de processos específicos de cultivo. A mecanização, a ciência e a tecnologia, introduziram inovações extraordinárias em termos de produtividade e qualidade do produto promovendo um menor impacto nas áreas produtivas e ao ambiental e de manutenção da função ecológica que o arrozal aporta nos ecossistemas. O arroz que ostenta a marca Orivárzea é assim o único arroz em Portugal que dá garantias de segurança alimentar e genuinidade da sua origem 100 % nacional.

A Lezíria Ribatejana

Um mundo de tradições.
Uma Reserva de vida.

  • Imagem do botão: Origem
    Origem
  • Imagem do botão:
    Tradição
  • Imagem do botão:
    Proteção Geográfica
  • Imagem do botão:
    Natureza e Ambiente

A origem

Imagem do projecto: ALR-Origem.jpg

Sob o nome de Lezíria Ribatejana estendem-se as várzeas dos rios Tejo, Sorraia e Almansor, quando atravessam os Concelhos de Benavente, Salvaterra de Magos, Vila Franca de Xira, Azambuja e Coruche. Terras de aluvião, férteis desde a aurora do mundo, são por isso mesmo solos férteis e enriquecidos naturalmente ao longo dos milénios, alagadas periodicamente pelos rios que transbordam do seu leito. São planícies extensas e verdes, de horizontes amplos e campos a perder de vista, atravessados pelos touros bravos e pelos cavalos lusitanos e sorraias. Com os campos sem fim e a água sempre presente, esta é uma terra de agricultores e pescadores, de campinos e barqueiros, de gente única e original que aprendeu a tirar da terra e da água o seu sustento e a sua riqueza.

Tradição

Imagem do projecto: ALR-Tradicao.jpg

A ocupação humana do Ribatejo foi sempre muito intensa e perde-se na memória dos tempos. São inúmeras as estações arqueológicas na região com vestígios de ocupação pré-histórica, e as civilizações romana e muçulmana deixaram a sua influência bem marcada na região. Terra de trigo e de melão, de gado bravo e de cavalos, a lezíria ribatejana esteve sempre ligada à capital do reino pela grande estrada líquida do Tejo. Com a implantação definitiva do arroz, no final do séc. XIX, a fisionomia da terra alterou-se. Grandes espelhos líquidos ocuparam com a sua geometria verde a planura do chão e, com a sua exigência constante, as mãos dos homens e das mulheres ribatejanas que se tornaram gradualmente os mais profundos especialistas na arte do cultivo do arroz. Hoje, o moderno orizicultor ribatejano, continua a produzir com paixão e orgulho o arroz mais famoso de Portugal.

Proteção Geográfica

Imagem do projecto: ALR-ProtecGeo.jpg

O Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas foi qualificado com a IGP - Identificação Geográfica Protegida, o que significa que este arroz é um produto qualificado pela União Europeia como tendo características diferenciadoras únicas a nível mundial. Esta distinção soma-se à creditação em quatro níveis: o sistema de gestão da qualidade através das normas ISO 9001:2008; Produto Certificado; ISO 22000, HACCP e Certificação Ambiental ISO 14.001.

Natureza e Ambiente

Imagem do projecto: ALR-Natureza.jpg

Que vida se esconde na Lezíria? Na verdade, a charneca, os pauis e as zonas húmidas do estuário do rio Tejo, reúnem uma biodiversidade de tal forma significativa que justificaram a sua inclusão na Zona de Protecção Especial e na Reserva Natural do Estuário do Tejo. A começar pelos insectos, importantíssimos no controle natural das pragas e na polinização, e a acabar em mamíferos como a lontra, que tem vindo a reaparecer na região. Mas é no mundo das aves que o habitat da lezíria se revela deslumbrante. Inúmeras espécies de aves nidificam nos terrenos, canais e construções das lezírias do Tejo, o que deu a esta região a designação de Sítio Ramsar, ou seja um local de importância mundial na Convention on Wetlands. E é nesta região, uma das últimas regiões preservadas e naturalmente protegidas do território nacional, que a Orivárzea produz o arroz que chega à sua mesa.

As nossas marcas

Um arroz apropriado para cada tipo de cozinha .

  • Imagem do botão:
    Bom Sucesso
  • Imagem do botão:
    Bom Sucesso Pronto!
  • Imagem do botão:
    Baby Rice
  • Imagem do botão:
    Carolino das Lezírias - IGP
  • Imagem do botão:
    Belmonte

O arroz Bom Sucesso está disponível nos tipos Carolino com variedade Aríete, Agulha com variedade Sprint, Integral com variedade Aríete, Aromático com variedade Electtra, Sushi com variedade Sfera, Risotto variedade Ulisse e nas quatro tipologias congeladas Pronto!, arroz preparado com receitas tradicionais. A qualidade Bom Sucesso, reconhecida hoje como a principal referência do mercado, é resultado de um rigoroso controle em todas as fases do processo de produção, o qual termina na selecção grão a grão e no embalamento em atmosfera controlada. É sem dúvida um arroz premium e a matriz das marcas Orivárzea, distinguido consecutivamente com os prémios mais importantes do mercado, como o Sabor do Ano e Escolha do Consumidor.

Imagem do Carolino

Carolino

Um arroz da subespécie japónica, com caraterístcas próprias fruto da sua ancestralidade e ligação com o meio proporcionando um grão que após confeção vai transmitir toda a riqueza que o caracteriza. Mais cremoso e aveludado e com textura e, comparado com outras variedades, com dureza uniforme na sua cozedura, o Carolino é o tipo de arroz que fielmente traduz o padrão por-tuguês e logo o que melhor se adequa à nossa tradição gastronómica. As suas características, fazem com que absorva como nenhum outro os aromas e sabores dos temperos e ingredientes com que é cozinhado. É por isso o arroz ideal para a preparação de pratos tradicionais da cozinha dos portugueses, como todos os pratos de arroz malandrinho, molhado e espesso e de sobremesas como o arroz doce. Disponível em embalagens de 1000g e 500g.

Imagem do Agulha

Agulha

Um arroz da sub-espécie índica, originário dos países do sul e do sudeste asiáticos, o Agulha é um arroz de grão fino e longo, vítreo e consistente. O resultado é um arroz que coze mais rapidamente sem absorver os temperos, mas ficando solto e seco. As suas características fazem dele o arroz ideal para ser servido com acompanhamento de arroz “branco”, a acompanhar pratos de carne ou de peixe. Disponível em embalagens de 1000g e 500g.

Imagem do Aromático

Aromático

Também de sub-espécie índica, o arroz Aromático deve o seu nome ao perfume que exala no momento da cozedura. É relacionado à cozinha indiana e tailandesa e embora intenso, o seu aroma não se traduz em sabor no prato, uma vez que o seu bago tem um sabor neutro. Tem cozimento rápido e um bago fino e solto, mas de consistência macia. É ideal como acompanhamento de pratos exóticos muito condimentados, como a cozinha africana e os grelhados orientais. Disponível em embalagem de 500g e 1000g

Imagem do Integral

Integral

Riquíssimo em fibras, o Bom Sucesso Integral é um arroz Carolino ao qual não foi retirada a película (farelo) durante o processo de branqueamento. O resultado é um bago de cozedura mais lenta , mas de alto valor nutritivo graças aos nutrientes que se encontram no farelo: fibras, vitaminas, minerais e óleos essenciais. O arroz integral é rico em vitamina E, vitaminas do grupo B, cálcio, fósforo e magnésio. As fibras alimentares contidas no arroz Bom Sucesso Integral fazem parte de uma alimentação saudável. Disponível em embalagem de 500g.

Imagem do Sushi

Sushi

O Bom Sucesso para confeccção de Sushi é um arroz Carolino da variedade Sfera, variedade esta de arroz redondo e com núcleo firme. Os grãos consistentes, redondos e volumosos, apresentam uma grande capacidade de absorção sem perder a forma, sendo por isso uma variedade utilizada em todo o mundo na preparação da gastronomia japonesa. O Bom Sucesso Sushi, é o arroz utilizado pelo Chefe Miguel Bértolo no World Sushi Cup disputada no Japão. Disponível em embalagem de 1000g.

Imagem do Risotto

Risotto

O Bom Sucesso para Risotto é um arroz Carolino da variedade Ulisse. Os grãos consistentes, redondos e volumosos, apresentam uma grande capacidade de absorção sem perder a forma, sendo por isso uma das principais variedades utilizadas na preparação de Risottos. As margens do rio Tejo provaram ter grandes qualidades para o desenvolvimento de um Ulisse perfeito, apreciado pelos grandes chefes e pelos consumidores. Disponível em embalagem de 1000g.

Solicitamos aos grandes chefes de cozinha portuguesa que desenvolvessem e testassem, em exclusividade para a Orivárzea, as receitas de pratos de arroz mais tradicionais. Desta iniciativa nasceu a linha de arroz preparado, ultra-congelado e pronto a comer Bom Sucesso Pronto! Já com quatro tipologias, o Pronto! Chegou para facilitar a vida das famílias, com um produto com todas as características e sabor dos pratos de arroz mais tradicionais, mas pronto a servir em minutos. Todos os ingredientes que o compõem são ingredientes naturais e frescos de altíssima qualidade. É só arroz, temperos e vegetais selecionados. Nada mais. O resultado é um Arroz saborosíssimo e apetitoso, que tem tudo o que uma receita caseira tem, menos o trabalho.

Imagem do Aromático

Aromático

O Arroz Aromático pré-cozinhado ultracongelado Bom Sucesso é confecionado com Arroz Aromático da Orivárzea, 100% Português, produzido exclusivamente pela Orivárzea. A sua variedade, como o nome diz, caracteriza-se pelo seu aroma e tem um bago fino e solto, mas de consistência macia. É ideal como acompanhamento de pratos exóticos muito condimentados, como o caril, a cozinha africana e os grelhados orientais. Disponível em embalagem de 150g.

Imagem do Grelos

Grelos

O Arroz com Grelos pré-cozinhado ultracongelado Bom Sucesso é confecionado com Arroz Carolino 100% Português, produzido exclusivamente pela Orivárzea. Um grande acompanhamento para pratos de carne, é saboroso e muito saudável. Disponível em embalagem de 150g.

Imagem do Tomate

Tomate

O Arroz com Tomate pré-cozinhado ultracongelado Bom Sucesso é confecionado com Arroz Carolino 100% Português, produzido exclusivamente pela Orivárzea. A receita é um clássico da gastronomia portuguesa, e o melhor dos acompanhamentos para pratos de peixe. Disponível em embalagem de 150g.

Imagem do Feijão

Feijão

O Arroz com Feijão pré-cozinhado ultracongelado Bom Sucesso é confecionado com Arroz Carolino 100% Português, produzido exclusivamente pela Orivárzea. Um dos mais tradicionais pratos de arroz criados em Portugal, este é um acompanhamento clássico de receitas onde a fritura esteja presente. Disponível em embalagem de 150g.

Na segurança e na pureza da sua composição, o Baby Rice destaca-se de todas as outras marcas de arroz disponíveis no mercado. A Orivárzea selecionou zonas especificas de cultivo e processos exigentes de segurança agrícola e alimentar. A sua consistência macia e sedosa e o seu sabor capaz de incorporar os mais delicados temperos, fazem dele o arroz mais indicado para fazer parte dos menus sólidos de um bébé a partir dos 6 meses e para acompanhar a sua alimentação até à adolescência. O Baby Rice é o arroz genuíno, como a Natureza o criou. Disponível em embalagem de 500g.

Imagem do

IGP - Indicação Geográfica Protegida, é uma qualificação europeia, usada para designar um produto que mantém uma relação com o meio geográfico onde é produzido. Foi esta qualificação que o Arroz Carolino produzido pela Orivárzea obteve em 2008, dando origem ao nome Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, o primeiro arroz a ser qualificado como IGP em todo o território nacional. Arroz extraordinário, de selecção meticulosa grão a grão, o Carolino da Lezíria Ribatejana não tem rival entre os Carolinos. É um bago generoso e tenro, com uma textura aveludada e macia que absorve intensamente os sabores e aromas dos ingredientes com os quais é cozinhado. É o arroz português de eleição dos grandes Chefes de cozinha e dos grandes gourmets, à venda exclusivamente em lojas seleccionadas. Disponível em embalagem de 500g.

Imagem do

A marca Belmonte, disponível apenas em alguns pontos de venda do mercado português, é sinónimo de um arroz tradicional e de grande qualidade. Disponível nos tipos Carolino, Agulha e Vaporizado, o arroz Belmonte passa por um cuidadoso controle em todas as fases do processo de produção.

Imagem do Carolino

Carolino

Um arroz da sub-espécie japónica, que incha mais e cria mais goma que os outros tipos, o Carolino é o tipo de arroz que melhor se adequa à nossa tradição gastronómica. As suas características fazem dele o arroz ideal para a preparação de pratos tradicionais portugueses, como todos os pratos de arroz malandrinho e o arroz doce. Disponível em embalagens de 1000g.

Imagem do Agulha

Agulha

Um arroz da sub-espécie índica, originário dos países do sul e do sudeste asiáticos, o Agulha é um arroz de grão fino e longo. O seu sabor neutro faz dele o arroz ideal para ser servido branco, a acompanhar pratos de carne ou de peixe. Disponível em embalagens de 1000g.

Imagem do Vaporizado

Vaporizado

Um arroz Agulha de grão fino e longo, o Belmonte Vaporizado passa por um processo de imersão em água e pressão a vapor ainda antes do descasque, tornando-o mais rico em vitaminas e minerais. Na cozinha, permite uma preparação com antecedência, conservação no frio e reaquecimento sem perda de qualidades. Disponível em embalagens de 1000g.

Receitas dos Chefes

Segredos preciosos.
Para descobrir em sua casa.

Imagem do  Canja de Galinha

Canja de Galinha


  • 6 pax

  • Read more
Imagem do  Arroz de Tamboril com Gambas

Arroz de Tamboril com Gambas


  • 6 pax

  • Read more
Imagem do  Arroz de Marisco

Arroz de Marisco


  • 6 pax

  • Read more
Imagem do  Arroz de Pato

Arroz de Pato


  • 6 pax

  • Read more
Imagem do  Arroz de Cabidela

Arroz de Cabidela


  • 2 pax

  • Read more
Imagem do  Risotto ao Limão e Manjericão

Risotto ao Limão e Manjericão


  • 4 pax

  • Read more
Imagem do  Arroz de Marisco

Arroz de Marisco


  • 4 pax

  • Read more
Imagem do  Rolo Sushillout

Rolo Sushillout


  • 2 pax

  • Read more
Imagem do  Arroz Doce com Passas

Arroz Doce com Passas


  • 6 pax

  • Read more
Imagem do  Arroz Doce Frito

Arroz Doce Frito


  • 4 pax

  • Read more

Canja de Galinha

Imagem do  Canja de Galinha
Ingredients
  • 80 gr. de arroz Bom Sucesso Carolino
  • Meio frango
  • 2,5 lt. de água
  • 1 cebola
  • 3 cravinhos
  • 1 ramo de salsa
  • 1 cubo de caldo de galinha
  • 1 ramo de hortelã
  • 80 g de arroz carolino
  • Raminhos de hortelã
  • Sal
Recipe

Numa panela com água coloque o frango, a cebola, os cravinhos a salsa e adicione um pouco de sal. Deixe cozer durante uma hora. Depois, retire o frango e adicione ao caldo um cubo de caldo de galinha e o raminho de hortelã e assim que levantar fervura coloque o arroz. Deixe cozer. Entretanto desfie o frango e introduza no caldo da canja. Sirva bem quente com raminhos de hortelã fresca.


  • 6 pax

Arroz de Tamboril com Gambas

Imagem do  Arroz de Tamboril com Gambas
Ingredients
  • 0,5 kg de arroz Bom Sucesso Carolino
  • 1 tamboril
  • 0,5 kg de gambas ou camarões
  • 1 dl de azeite
  • Uma cebola picada
  • 2 dentes de alho
  • 2 dl de vinho branco
  • Sal, picante, colorau
  • Coentros frescos
Recipe

Limpe o tamboril, retirando apenas os lombos. Leve ao lume a cabeça e as espinhas do peixe, num tacho com cerca de 2 l de água. Descasque as gambas em cru e tempere-as a gosto. Esmague as cascas e junte ao caldo de peixe. Deixe ferver muito bem este caldo e no fim coe. Entretanto corte os lombos de tamboril em cubinhos e tempere com sal, pimenta e colorau. Faça um refogado com a cebola e alhos bem picados. De seguida adicione o caldo de peixe, quando ferver junte o arroz, mexa, tape e deixe cozer. Quando o arroz estiver quase cozido o tamboril e as gambas. Mexe-se, rectifique o tempero e deixe acabar de cozer. Sirva bem quente, polvilhando com os coentros picados.


  • 6 pax

Arroz de Marisco

Imagem do  Arroz de Marisco
Ingredients
  • 500 gr. de Arroz Bom Sucesso Carolino
  • 500 gr. de Mexilhão
  • 500 gr. de Amêijoas
  • 500 gr. de Camarão
  • 4 bocas de Sapateira
  • Azeite
  • 2 taças de Vinho Branco
  • 2 cebolas médias picadas
  • 3 tomates maduros
  • 1 pimento verde
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 molhinho de Coentros
  • Sal e Picante q.b.
Recipe

Limpe e lave os mariscos. Coza-os e a seguir descasque-os. Dos camarões deve aproveitar as cascas e cabeças para pisar e passar pelo passador de modo a enriquecer a água da cozedura. Com este preparado separe um bom caldo. Refogue em azeite a cebola, o pimento cortado em cubos, os alhos picados e os tomates maduros. Junte o vinho e deixe refogar mais um pouco. Junte o caldo que tinha reservado e deixe levantar fervura. De seguida adicione o arroz (4 chávenas de caldo para 1 de arroz) deixe cozer por 12 minutos, junte os mariscos e os coentros picados, rectifique os temperos e deixe ao lume por mais 3 minutos. Retire o tacho do lume e decore a seu gosto com alguns mariscos inteiros. Sirva de imediato.


  • 6 pax

Arroz de Pato

Imagem do  Arroz de Pato
Ingredients
  • 1 Pato inteiro com miúdos
  • 500 gr. de Arroz Bom Sucesso Carolino
  • 1 cebola inteira
  • Rodelas de salpicão
  • Presunto
  • Manteiga
  • Sumo de Limão
  • Pimenta
  • Sal
Recipe

Limpe e lave o pato e os miúdos. Leve ao lume uma panela com água temperada com sal e juntamente com a cebola inteira descascada,o presunto, o salpicão e 6 grãos de pimenta.Quando ferver, junte o pato com os miudos dentro. Cozinhe até o pato ficar macio sem se desmanchar. Tire-o do caldo. Coza o caldo e coza o arroz. Misture com os miúdos cortados. Unte com manteiga um tabuleiro que vá ao forno e à mesa. Espalhe no fundo o arroz e, por cima,disponha o pato em pedaços, sem os ossos. Pincele a carne com manteiga derretida e regue com sumo de limão. Decore com rodelas de salpicão e leve ao forno até tostar. Sirva quente com salada.


  • 6 pax

Arroz de Cabidela do Chefe Vitor Sobral

Imagem do  Arroz de Cabidela
Ingredients
  • 1/2 frango do campo (pequeno)
  • 1 chávena (120ml) de arroz Carolino Bom Sucesso
  • 100ml de sangue de frango
  • 20 gr de bacon em cubos
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho laminados
  • 2 tomates pelados cortados em cubos
  • 1 dl de vinho tinto
  • vinagre de vinho tinto q.b.
  • 750ml de caldo de galinha (aprx)
  • 1 folha de louro
  • salsa
  • 1 cravinho
  • 0.5 dl de azeite
  • sal e pimenta q.b.
Recipe

Coloque o frango partido em pedaços numa marinada durante 2 horas com os seguintes ingredientes: alho, louro, salsa, vinho tinto, azeite, sal e pimenta. No final deste tempo escorra o frango e core-o num pouco de azeite. Junte o bacon ao frango, a cebola picada, o tomate e o cravinho. Refresque com a marinada e o caldo de galinha e deixe cozinhar. Retire o frango e desfie-o. Junte ao estufado o arroz e, se necessário mais caldo. No momento de servir junte o frango desfiado, ligue com o sangue e perfume com o vinagre a gosto e folhas de salsa.


  • 2 pax

Risotto ao Limão e Manjericão do Chefe Augusto Gemelli

Imagem do  Risotto ao Limão e Manjericão
Ingredients
  • Arroz Carolino Bom Sucesso - 240gr
  • Pimentos Verdes e Vermelhos - 200gr
  • Limão (raspas) - 2
  • Alho Francês - 150gr
  • Queijo Ralado (Grana Padano) - 120gr
  • Natas - 2 colheres de sopa
  • Caldo de Legumes - 2 lt
  • Manjericão - q.b.
  • Azeite - q.b.
Recipe

Marcar o arroz com meia cozedura a 8 minutos. À parte, refogar com pouco azeite o alho francês, juntar os pimentos cortados em cubos pequenos, colocar o arroz e regar com o caldo iniciando a cozedura. Antes de servir, e fora do lume, acrescentar uma parte de raspa de limão, o queijo, o manjericão partido com as mãos e as natas. Misturar insuflando ar para o risotto ficar bem ligado e espumoso. Servir com uma juliana de manjericão e o resto das raspas de limão. Os pimentos devem ficar ligeiramente “al dente”. No caso de não haver manjericão fresco, pode ser utilizado congelado, conservado em azeite ou em forma de “pesto”. Acompanhe com um vinho branco mineral e jovem ou com espumante rosé.


  • 4 pax

Arroz de Marisco do Chefe Henrique Mouro

Imagem do  Arroz de Marisco
Ingredients
  • 200gr de Arroz Carolino Bom Sucesso
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 2 folhas de louro
  • 2 tomates maduros
  • Salsa
  • Coentros
  • Vinho branco
  • 200 gr de amêijoa
  • 200gr de berbigão
  • 200 gr de búzios
  • 1 lavagante
  • 200 gr de mexilhão
  • 200 gr de camarão
  • 8 ostras
  • 1 malagueta
  • Sal e pimenta
  • 2 limões
  • 100 gr de manteiga
Recipe

Abrir os bivalves ao natural, aquecendo-os sem água e reservando todo o caldo resultante do processo. Escaldar o lavagante durante 4 minutos em água e sal e arrefecê-lo em água gelada com sal. Abri-lo ao meio e retirar o coral. Adicionar ao coral a manteiga à temperatura ambiente, assim como o sumo dos limões, o alho picado e a salsa. Guardar a cabeça à parte. Descascar e retirar a cabeça aos camarões, temperar com sal e pimenta e grelhar o miolo antes de servir. Guardar as cabeças. Ferver as cabeças do lavagante e dos camarões e reservar o caldo. Escolher o miolo dos bivalves depois de frios. Num tacho com azeite, alho, cebola e tomate preparar um refogado refrescando com vinho branco, adicionar o arroz e deixar branquear. Molhar com o caldo feito a partir das cabeças do lavagante e camarões ao qual se adicionou o caldo resultante da abertura dos bivalves. Deixar cozer o arroz durante 15 minutos. No final da cozedura guarnecer com os camarões grelhados, os búzios cozidos em água e sal, o miolo dos bivalves e o lavagante gratinado com a manteiga do coral e limão. Salpicar com coentros picados e rectificar de temperos.


  • 4 pax

Rolo Sushillout do Chefe Miguel Bértolo

Imagem do  Rolo Sushillout
Ingredients
  • Arroz Carolino Bom Sucesso - 100 g
  • Vinagre de arroz - 15 ml
  • Açúcar - 1 colher sopa
  • Sal q.b.
  • Salmão - 80 g
  • Camarão - 2
  • Queijo Creme q.b.
  • Cebolinho q.b.
  • Alho Francês q.b.
  • Molho Teriyaki q.b.
Recipe

Preparação do Arroz: Coza o arroz em 100 ml de água, 15 minutos em lume médio, 15 minutos em lume baixo, e deixe repousar 15 minutos. Misture o vinagre de arroz, o açúcar e o sal, e junte este preparado ao arroz ainda morno. Deixe repousar.

Preparação do Rolo: Coloque o arroz directamente sobre uma esteira de bambu (previamente envolvida em pelicula aderente), e distribua até formar um retângulo. De seguida trace uma linha de queijo creme no meio do rectângulo, sobreponha metade do salmão laminado e os dois camarões, e polvilhe com cebolinho. Enrole o sushi com o auxílio da esteira, pressionando levemente para fixar o conteúdo. Por fim lamine o restante salmão, e envolva o topo do rolo com as lâminas. Corte em peças. Flameje ligeiramente o rolo, decore com molho teriyaki e alho francês.


  • 2 pax

Arroz Doce com Passas

Imagem do  Arroz Doce com Passas
Ingredients
  • 150 gr. de arroz Bom Sucesso Carolino
  • 5 dl. de leite
  • 3 ovos grandes
  • 5 col. de sopa de açúcar
  • 1 limão
  • 2 col. de sobremesa de passas de uvas
  • Licor de rum
Recipe

Num tacho, com água a ferver deite o arroz e deixe cozer cerca de 10 minutos. Numa taça deite o rum deixando aí macerar as passas de uva . Raspe a casca do limão sobre o leite e leve-o a aquecer. Vá deitando o leite devagar sobre o arroz, mexendo sempre. Junte as 5 colheres de sopa de açúcar e deixe cozer tudo mais 10 minutos. Retire do lume. Parta os ovos separando as gemas das claras e bata as claras em castelo. Misture as gemas batidas com um pouco de leite. Escorra bem as passas do licor de rum e junte-as a este preparado. Adicione de seguida as gemas e metade das claras em castelo. Envolva tudo cuidadosamente. Unte com manteiga uma travessa deite nela arroz doce. Depois distribua pela superficie as restantes claras em castelo e leve ao forno a dourar. Sirva frio.


  • 6 pax

Arroz Doce Frito do Chefe Nuno Barros

Imagem do  Arroz Doce Frito
Ingredients
  • Arroz Carolino Bom Sucesso - 150g
  • Água - 1/4L
  • Pitada de sal
  • Leite gordo - 1L
  • Gemas - 5
  • Vagem de baunilha
  • Panko (pão ralado japonês) ou pão ralado caseiro - 100g
  • Farinha - 50g
  • Ovos - 2
  • Óleo - 1Lt
Recipe

Preparação Arroz Doce: Coze-se o arroz com a água e a pitada de sal até o liquido evaporar. Em seguida junta-se o leite e deixa-se cozer até o arroz começar a amolecer. Retira-se do lume e incorporam-se as gemas batidas previamente com o açúcar e com as sementes da baunilha. Leva-se novamente ao fogo mexendo sempre até engrossar um pouco (uns 5 minutos). Retirar do lume e colocar numa taça a arrefecer.

Quando o arroz estiver frio e compacto fazemos pequenas bolas com as mãos. Abrimos uma pequena cova e recheamos com o creme de chocolate branco. Fechamos com um pouco mais de arroz. Passamos essas bolas por farinha, ovo batido e pelo panko ou pão ralado e fritamos em óleo quente.

Recheio de Chocolate Branco e Lima

Ingredientes Recheio: Chocolate Branco - 200gr Limas, Sumo e Raspas - 4

Preparação Recheio: Levar o chocolate branco a derreter em banho-maria mexendo sempre. No final juntar o sumo e as raspas de lima e deixar arrefecer.

Curd de Limão

Ingredientes Curd: Limões - 4 Ovos - 4 Manteiga sem Sal - 120gr Açúcar - 450gr

Preparação Curd: Levamos ao lume o açúcar, a manteiga, o sumo e a raspa dos limões, até estar tudo bem dissolvido. À parte bata os ovos. Retire a mistura do lume e adicione os ovos batidos mexendo sempre. Leve novamente a lume baixo, sem deixar de mexer e até a mistura ferver e engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.

Suspiro de manjericão

Ingredientes Suspiro: Clara de Ovo - 1 Açúcar em Pó - 325g Manjericão fresco - 10g

Preparação Suspiro: Num robot de cozinha bata as folhas de manjericão com o açúcar. Em seguida misture esse açúcar aromatizado com a clara até formar uma massa. Faça bolinhas dessa massa, coloque num prato e leve ao microondas em potência máxima durante 30 segundos (verifique o tempo de seu microondas, se necessário deixe um pouco mais, até o suspiro estar cozido). Retire do lume e deixe arrefecer.

Gelado de Canela

Ingredientes Gelado: Leite - 500ml Natas - 200ml Gemas - 6 Açúcar - 200g Leite em Pó - 50g Canela em Pó - 10g

Preparação Gelado: Levar ao lume o leite, as natas, o leite em pó e a canela. À parte bater as gemas com o açúcar. Fora do lume juntar as gemas batidas em fio à mistura do leite e mexer bem. Levar novamente ao lume mexendo sempre até engrossar. Retirar deixar arrefecer e colocar na máquina de fazer gelado.


  • 4 pax
Morada

Orivárzea
Orizicultores do Ribatejo, S.A.
Lagoa das Donzelas
2120-901 Salvaterra de Magos
Portugal

Telefone
  • Tel: +351 263 500 390
  • Tlm: +351 939 559 353
Emails
  • Geral
  • Administrativo/Financeiro
  • Produção
  • Qualidade
  • Comercial

Orivárzea © 2023 | Política de Privacidade | Política de Cookies

Conheça os projectos Conheça o FEADER
Entidade Promotora

Orivárzea - Orizicultores do Ribatejo, SA

Designação do Projecto

Modernização da linha automatica de embalamento e paletização de arroz

Objetivo Principal

Melhoria da qualidade dos produtos; Diminuição do consumo energético.

Designação do Projecto

Modernização de OP de Arroz
Projeto PDR2020-331-001239

Objetivo Principal

Melhoria da qualidade dos produtos;
Diminuição dos custos;
Aumento da Eficiência e da Capacidade Resposta.

Custo total elegível
1.185.371,47 €
Apoio Financeiro da União Europeia
453.404,62 €
Apoio Financeiro Público Nacional
80.012,55 €

Designação do Projecto

Modernização de Exploração Agrícola
Projeto PDR2020-321-000911

Objetivo Principal

Diminuir custos de produção;
Melhorar a Produtividade;
Alinhar as práticas culturais.

TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO

A Orivárzea é a entidade titular deste website e só recolhe e conserva a seguinte informação acerca dos seus utilizadores:

  • O nome do domínio do servidor (ISP) e/ou o endereço IP que lhe dá acesso à rede. Desta maneira podemos elaborar estatísticas sobre aqueles que visitam este website. Esta informação permite-nos conhecer as áreas de maior procura, aumentar e melhorar o seu conteúdo, para melhor servir os utilizadores;
  • A entrada e hora de acesso a este website, que nos permite saber quais as horas de maior tráfego e proceder aos acertos necessários para evitar problemas de saturação do serviço;
  • O endereço de Internet de onde partiu o link dirigido a este website. Com este dado podemos conhecer a eficácia dos diversos banners e apontadores que são dirigidos ao nosso servidor e potenciar aqueles que oferecem melhores resultados;
  • Os dados que constam dos formulários deste website e que são reunidos numa base de dados.

A Orivárzea reserva-se o direito de analisar e utilizar as informações recolhidas para optimizar os conteúdos e personalizar os serviços prestados, bem como apresentar outros serviços de que os utilizadores registados neste website possam beneficiar.

Nenhuma informação pode ser submetida à Orivárzea por pessoas com limitações ou recomendações de idade aplicáveis ou que sejam menores no respectivo país. No caso de ser menor ou de estar abaixo da idade limite, terá necessidade do consentimento de um dos seus pais ou de outros encarregados legais para utilizar este website e quaisquer serviços, efectuar quaisquer compras ou envolver-se em quaisquer outras acções legais, a não ser que tais actividades sejam permitidas por legislação aplicável.

Os dados para contacto com a Orivárzea devem ser utilizados exclusivamente para a colocação de questões ou fornecimento de informações relacionadas com este website. Se os contactos da Orivárzea forem utilizados indevidamente ou para o envio de conteúdos não solicitados, a empresa reserva-se o direito de proceder judicialmente.

POLÍTICA DE COOKIES

O que são cookies?

"Cookies" são pequenas etiquetas de software que são armazenadas nos equipamentos de acesso através do navegador (browser), retendo apenas informação relacionada com as preferências, não incluindo, como tal, os dados pessoais.

Para que servem os Cookies?

Os cookies servem para ajudar a determinar a utilidade, interesse e o número de utilizações dos websites, permitindo uma navegação mais rápida e eficiente, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações.

Que tipo de cookies existem?

Existem dois grupos cookies que podem ser utilizados

  • Cookies permanentes - são cookies que ficam armazenados ao nível do browser nos equipamentos de acesso (PC, mobile e tablet) e que são utilizados sempre que faz uma nova visita. São utilizados, geralmente, para direcionar a navegação aos interesses do utilizador, permitindo prestar um serviço mais personalizado.
  • Cookies de sessão - são cookies temporários que permanecem no arquivo de cookies do browser até sair do website. A informação obtida por estes cookies serve para analisar padrões de tráfego na web, permitindo identificar problemas e fornecer uma melhor experiencia de navegação.

Para que servem os cookies?

  • Cookies estritamente necessários - Permitem a navegação no website e utilização das aplicações, bem como aceder a áreas seguras do website. Sem estes cookies, os serviços requerido não podem ser prestados.
  • Cookies analíticos - São utilizados anonimamente para efeitos de criação e análise de estatísticas, no sentido de melhorar o funcionamento do website.
  • Cookies de funcionalidade - Guardam as preferências do utilizador relativamente à utilização do site, para que não seja necessário voltar a configurar o site cada vez que o visita.

Como pode gerir os cookies?

Todos os browsers permitem ao utilizador aceitar, recusar ou apagar cookies, e ainda informar o utilizador sempre que um cookie é recebido, nomeadamente através da seleção das definições apropriadas no respetivo navegador. O utilizador pode configurar os cookies no menu "opções" ou "preferências" do seu browser.
Note-se, no entanto, que, ao desativar cookies, pode impedir que alguns serviços da web funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação no website.

  • O arroz
  • A Lezíria
  • As marcas
  • As receitas
  • Contactos