50min

Nuno Barros

Arroz Doce Frito

A receita de um arroz doce frito como nunca viu (ou provou) outro igual.


Ingredientes

Arroz Doce Frito
Arroz Carolino Bom Sucesso – 150g Água – 1/4L
Pitada de sal
Leite gordo – 1L
Gemas – 5
Vagem de baunilha
Panko (pão ralado japonês) ou pão ralado caseiro – 100g
Farinha – 50g
Ovos – 2 Óleo – 1Lt

 

Recheio de Chocolate Branco e Lima

Chocolate Branco – 200gr
Limas (Sumo e Raspas) – 4

 

Curd de Limão

Limões – 4
Ovos – 4
Manteiga sem Sal – 120gr
Açúcar – 450gr

 

Suspiro de manjericão

Clara de Ovo – 1
Açúcar em Pó – 325g
Manjericão fresco – 10g

 

Gelado de Canela

Leite – 500ml
Natas – 200ml
Gemas – 6
Açúcar – 200g
Leite em Pó – 50g
Canela em Pó – 10g


Preparação

Arroz Doce Frito
Coze-se o arroz com a água e a pitada de sal até o liquido evaporar. Em seguida juntase o leite e deixa-se cozer até o arroz começar a amolecer. Retira-se do lume e incorporam-se as gemas batidas previamente com o açúcar e com as sementes da baunilha. Leva-se novamente ao fogo mexendo sempre até engrossar um pouco (uns 5 minutos). Retirar do lume e colocar numa taça a arrefecer.

 

Quando o arroz estiver frio e compacto fazemos pequenas bolas com as mãos. Abrimos uma pequena cova e recheamos com o creme de chocolate branco. Fechamos com um pouco mais de arroz. Passamos essas bolas por farinha, ovo batido e pelo panko ou pão ralado e fritamos em óleo quente.

 

Recheio de Chocolate Branco e Lima
Levar o chocolate branco a derreter em banho-maria mexendo sempre. No final juntar o sumo e as raspas de lima e deixar arrefecer.

 

Curd de Limão
Levamos ao lume o açúcar, a manteiga, o sumo e a raspa dos limões, até estar tudo bem dissolvido. À parte bata os ovos. Retire a mistura do lume e adicione os ovos batidos mexendo sempre. Leve novamente a lume baixo, sem deixar de mexer e até a mistura ferver e engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.

 

Suspiro de manjericão
Num robot de cozinha bata as folhas de manjericão com o açúcar. Em seguida misture esse açúcar aromatizado com a clara até formar uma massa. Faça bolinhas dessa massa, coloque num prato e leve ao microondas em potência máxima
durante 30 segundos (verifique o tempo de seu microondas, se necessário deixe um pouco mais, até o suspiro estar cozido). Retire do lume e deixe arrefecer.

 

Gelado de Canela
Levar ao lume o leite, as natas, o leite em pó e a canela. À parte bater as gemas com o açúcar. Fora do lume juntar as gemas batidas em fio à mistura do leite e mexer bem. Levar novamente ao lume mexendo sempre até engrossar. Retirar deixar arrefecer e colocar na máquina de fazer gelado.