105min

Chefe Cordeiro

Arroz de Pato

Eu nunca levo o arroz de pato nesta fase final ao forno a gratinar. Na minha opinião é completamente desnecessário, porque apenas vai tirar a humidade do arroz.


Ingredientes

1 pato inteiro limpo

300 g toucinho entremeado fumado

240 g tomate maduro

220 ml vinho maduro branco

350 g arroz agulha Bom Sucesso

340 g cebola

260 g cenoura

25 g alho

160 ml azeite virgem

1 chouriça de carne

30 g salsa fresca

3 folhas de louro

1 salpicão Vinhais

1 g açafrão


Preparação

Lavar o pato e cortá-lo em quatro. Limpar bem e temperar com sal grosso. Colocar azeite numa frigideira e levar ao lume. Deixar aquecer bem e juntar o pato a corar. Deverá ficar castanho torrado por fora.

Num tacho médio juntar azeite, a cebola, a cenoura, o tomate cortados em pedaços irregulares, alho, louro e deixe refogar. Juntar os enchidos e o toucinho entremeado e refrescar com o vinho branco. Juntar o pato já corado e água até cobrir. Deixar estufar o pato até estar pronto para desfiar. Retirar os enchidos mal estejam prontos e cortá-los às rodelas. Retirar o pato, deixar  arrefecer um pouco e separar a carne dos ossos, em pedaços médios, isto é, mal desfiado. Temperar a calda onde estufou o pato e os enchidos, juntar o açafrão e se for necessário, terá de medir a quantidade de calda. Não se esqueça, para 1 medida de arroz terá de adicionar 2 medidas iguais de água ou caldo. Se tiver excesso de gordura, retirar com uma concha e acrescentar água. Rectificar sempre o tempero. Juntar a esta calda a salsa fresca e colocar o arroz. Mexer e tapar o tacho. 20 minutos depois o arroz estará cozido, solto e pronto para empratar.

 

Empratamento:

Numa travessa colocar um pouco de arroz de pato no fundo. De seguida colocar o pato mal desfiado e logo a seguir mais um pouco de arroz por cima. Decorar com rodelas de enchidos e toucinho. Eu nunca levo o arroz de pato nesta fase final ao forno a gratinar. Na minha opinião é completamente desnecessário, porque apenas vai tirar a humidade do arroz. Para quem gostar, depois de colocar os enchidos e o bacon, leve ao forno a gratinar. Enfeitar com uma erva aromática e sirva.