Augusto Gemelli

Augusto Gemelli

Augusto Gemelli nasceu em Itália, em Julho do 1967. Em 1984, terminou a sua formação na escola hoteleira de Milão.

 

Desde cedo se interessou pela alta cozinha e fez parte das equipas de cozinha de grandes chefes italianos como Claudio Sadler, Gualtiero Marchesi e Umberto Vezzoli, conquistando uma posição de relevo no mundo da restauração milanesa. Aos 22 anos, juntamente com a amiga e talentosa maître Monique Fugulin, abriu o seu primeiro restaurante L’Incontro, em Milão.

 

Dois anos mais tarde, deu-se a grande viragem. Ainda jovem para uma carreira empresarial, decide juntar o seu percurso como cozinheiro ao seu sonho de sempre: viajar. França, Inglaterra, Argentina, Porto Rico e Índia são as etapas principais desta viagem, durante a qual fica a conhecer as gastronomias locais e inicia a cultivar o seu interesse pelo conceito de cozinha de fusão, através da utilização dos mais variados ingredientes e das diferentes técnicas de confecção.

 

Convidado para participar num novo projecto de restauração ligado à cozinha italiana, chega a Portugal em 1996. No final de 1999, encontra, finalmente, um pequeno espaço que transforma num restaurante intimista e acolhedor, onde começa a semear em terras lusas a sua cozinha de autor. Em 2003, o seu restaurante de cozinha italiana alternativa é eleito o melhor do pais na avaliação duma das mais importantes revistas do sector. A partir desse momento, colecciona uma serie de reconhecimentos, entre os quais o Prémio “3 garfos” no concurso oficial dos restaurantes da Cidade de Lisboa. Além disso, o seu trabalho é muito bem avaliado internacionalmente no guia americano Zagat.

 

Sem esquecer as suas raízes italianas, mas procurando inspiração no vasto mundo dos produtos portugueses, Gemelli procura solicitar e provocar os sentidos do seus clientes, acompanhando todos os dias com a sua proposta gastronómica, o novo movimento gourmet em Portugal, no restaurante que leva o seu nome: “Gemelli”.

 

risotto

Risotto com Pimento, Limão e Manjericão

Os segredos de um grande e genuíno “Risotto”, na receita de um grande e genuíno Chef italiano.